A Natureza

.
A Natureza deve ser considerada como um todo, integrando toda a sua biogeodiversidade.
É através desta união harmoniosa donde a força e a energia são emanadas e que permitem compor a mais bela sinfonia universal.
Todas as criaturas deveriam estar presentes e acompanhar de forma equilibrada a sua evolução e progresso.
O homem como ser mais inteligente, deverá reflectir em seus actos para sua protecção, preservação e conservação.
Ana Paula Oliveira

Década da BioDiversidade - 2011 / 2020 - Vivendo em harmonia com a natureza

Sitios de Interesse Geológico em Portugal

Geoparque de Arouca

O Geoparque de Arouca, correspondendo à área administrativa do Concelho de Arouca, é reconhecido pelo seu excecional Património Geológico de relevância internacional, com particular destaque para as Trilobites gigantes de Canelas, para as Pedras Parideiras da Castanheira e para os Icnofósseis do Vale do Paiva.

Fonte: Entra na Ciencia e,
           GeoParque de Arouca 
O valioso e singular Património Geológico inventariado, cobrindo um total de 41 geossítios, constitui a base do projeto Geoparque Arouca, aliados a uma estratégia de desenvolvimento territorial que assegurará a sua proteção, dinamização e uso.
 
Em simultâneo e em complementaridade, associam-se outros importantes valores como os arqueológicos, ecológicos, históricos, desportivos e/ou culturais e ainda a promoção da etnografia, artesanato e gastronomia da região, tendo em vista a atracão de um turismo de elevada qualidade baseado nos valores da Natureza e da Cultura.

Muitos destes sítios de interesse encontram-se integrados na intensa Rede de Percursos Pedestres, num total de 13, numa perspectiva de valorização e divulgação e promoção deste inestimável património.


GeoPortugal é um documentário sobre o património geológico de Portugal e o papel das Ciências da Terra para o desenvolvimento sustentável, produzido pela RTP, UNESCO e a FAROL DE IDEIAS.

Trata-se de uma rodagem que vai desde Arouca, na Grande Área Metropolitana do Porto, à Ilha das Flores, nos Açores, passando pelos impactos da erosão costeira, a importância do alargamento da Plataforma Continental, sem esquecer os aquíferos e os impactos das alterações climáticas na qualidade de vida.

Qual a importância das geociências?
No fundo, o conhecimento da litosfera, o «mundo das pedras», é tão importante e interessante quanto o da hidrosfera, da atmosfera e da biosfera. Todas estas «esferas» estão interligadas. A vida não seria possível sem essa relação que as Ciências da Terra estabelecem de uma forma holística, global.

GeoPortugal, escrito por Ivo Costa, com imagem de Tiago Mendes e Sérgio Morgado com edição de Marco Miranda e realização de Arminda Sousa Deusdado.
 
Geoparque Naturtejo

Mais um geoparque em Portugal, reconhecido pela Unesco pelo seu significado geológico, ecológico, arqueológico, histórico ou cultural. A sede está localizada em Castelo Branco, mas além deste concelho, o Geoparque Naturtejo abrange também Vila Velha de Rodão, Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova, Oleiros e Nisa.

Um local que é um testemunho vivo da História da Terra, com um vasto património. Entre os elementos de maior relevância contam-se os icnofósseis de Penha Garcia e a mina de ouro romana do Conhal do Arneiro. Organiza passeios temáticos como a "Rota dos Fósseis" ou a "Rota dos Abutres".

Fonte: Programas Regionais
 
Mais referencias:

Sem comentários:

Enviar um comentário