A Natureza

.
A Natureza deve ser considerada como um todo, integrando toda a sua biogeodiversidade.
É através desta união harmoniosa donde a força e a energia são emanadas e que permitem compor a mais bela sinfonia universal.
Todas as criaturas deveriam estar presentes e acompanhar de forma equilibrada a sua evolução e progresso.
O homem como ser mais inteligente, deverá reflectir em seus actos para sua protecção, preservação e conservação.
Ana Paula Oliveira

Década da BioDiversidade - 2011 / 2020 - Vivendo em harmonia com a natureza

Dia Internacional da Biodiversidade - 22 de Maio de 2012

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Biodiversidade 2012. Festejado inicialmente a 29 de dezembro, quando foi criado pelas Nações Unidas em 1993, o dia das celebrações foi alterado no ano 2000, por questões práticas, dada a proximidade da data original das celebrações natalícias e de fim de ano, que dificultava a sua organização.

Desde então, o Dia da Internacional da Biodiversidade é comemorado a 22 de maio - dia em que, em 1992, o texto da Convenção sobre a Diversidade Biológica foi adotado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas -, celebrando a rica Biodiversidade do nosso planeta e alertando para a necessidade de a conservar.

Em 2012, a data é dedicada à Biodiversidade Marinha, um universo largamente desconhecido que foi alvo de um mega-estudo internacional que terminou recentemente. Com efeito, 2700 cientistas de 80 países distintos participaram em 540 expedições marinhas por todo o mundo no âmbito do Censo da Vida Marinha.
O resultado foi a descrição de 1200 novas espécies - sendo que 5000 espécimenes, permanecem por catalogar - aumentando o total de espécies descritas cientificamente para 250 mil, o que faz estimar em 1 ou até 2 milhões o número global de formas de vida (excluindo seres microscópicos como os vírus) que povoam os oceanos, que cobrem 71% da superfície terrestre.
 “Um Oceano – Muitos mundos de Vida” é o mote das celebrações do Dia Internacional da Biodiversidade de 2012.
Um oceano, que é na realidade formado por vários oceanos constituídos por muitas regiões distintas, nomeadamente a região costeira e perto da costa, sob a superfície, mar aberto e mar profundo; regiões essas que albergam uma grande diversidade de formas de vida que se encontra em risco devido a ameaças de origem antropogénica como é o caso da sobrepesca, da destruição de habitat, do aumento da temperatura dos oceanos e da sua acidez e de outros fenómenos como a introdução de espécies não-nativas, a poluição por excesso de nutrientes, a poluição tóxica e a poluição sonora.
Neste Dia Internacional da Biodiversidade fala-se dos problemas que a Vida marinha enfrenta para alertar para a necessidade de mudar comportamentos tendo como objetivo a sua conservação. A mensagem é de esperança: é possível inverter os danos, como revelam 10-50% das populações e ecossistemas marinhos que já recuperaram, de que é exemplo a lontra-marinha que foi caçada quase até à extinção.
Em Portugal, as comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade estão a cargo do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, que apresenta como exemplo do trabalho realizado na área da conservação da Biodiversidade Marinha a nível nacional o caso da população residente de golfinhos-roazes do Estuário do Sado, uma espécie que ocorre nos mares temperados e tropicais de todo o mundo podendo ser encontrada em habitats costeiros.

Mais informações sobre a Atividade “Os roazes do Sado" aqui
Aceda à Brochura do Dia Internacional da Biodiversidade, versão inglesa aqui
Fontes: http://www.cbd.int/ e ICNB
Retirado do site

Sem comentários:

Enviar um comentário