A Natureza

.
A Natureza deve ser considerada como um todo, integrando toda a sua biogeodiversidade.
É através desta união harmoniosa donde a força e a energia são emanadas e que permitem compor a mais bela sinfonia universal.
Todas as criaturas deveriam estar presentes e acompanhar de forma equilibrada a sua evolução e progresso.
O homem como ser mais inteligente, deverá reflectir em seus actos para sua protecção, preservação e conservação.
Ana Paula Oliveira

Década da BioDiversidade - 2011 / 2020 - Vivendo em harmonia com a natureza

O valor da Geodiversidade

Aonde encontramos a Geodiversidade

Fonte da Imagem: biogilde
Os primeiros responsáveis pela geodiversidade são representados pelos mais de 90 elementos químicos na tabela periódica, construída no século XIX por Mendeleyev.

Estes elementos ligam-se entre si e originam moléculas, que por sua vez dão origem a diversos tipos de substâncias. Os minerais resultam desses produtos. 

Segundo José Brilha “Por definição, os minerais são substâncias naturais (surgem na natureza sem intervenção humana) que se encontram no estado sólido e que possuem uma composição química inorgânica definida, entre limites estabelecidos, organizada numa estrutura cristalina”
Quando os minerais se associam, naturalmente, uns e outros, dão origem a rochas.
Embora exista uma diversidade enorme de elementos químicos, a maior parte dos minerais que formam as rochas da crusta terrestre são constituídos por apenas oito desses elementos básicos (oxigênio, Silício, alumínio, ferro, magnésio, cálcio, potássio, sódio). E a componente mais abundante nas rochas da crusta terrestre é fundamentalmente a sílica (SiO2).
Assim consoante a quantidade de minerais dominantes e o ambiente em que as rochas se formam são designadas por rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares.
Imagem da Cabeça da Velha na Serra da Estrela - Fonte: Geocaching
 obs. a placa é montagem, apenas para dar vida ao local
Mas a geodiversidade não se baseia apenas na existência de minerais, depois de formadas, as rochas sofrem dobramentos, fraturas resultantes de forças a que ficam sujeitas. E são estes fenômenos que contribuem para a diversidade das paisagens geológicas. O clima e a temperatura também são relevantes neste processo de alteração, sendo realizado com diferentes velocidades e intensidades.
A geodiversidade também está presente nas evidências de vida que ficaram preservadas nas rochas – Os fósseis – sendo estes uma ponte perfeita entre a geo e a biodiversidade.
As paisagens são assim um dos principais motivos a considerar quando se caracteriza a Geodiversidade.
Os Valores da Geodiversidade
A conservação e a proteção da Geodiversidade justifica-se porque lhe é atribuído algum valor, sejam eles cultural, sentimental, econômico ou outro. Assim de acordo com a discriminação proposta de Gray (2004), os valores da geodiversidade são: intrínseco, cultural, estético, econômico, funcional, científico e educativo.
O Valor intrínseco
O valor intrínseco está relacionado com o valor próprio e essencial da natureza, sendo o homem considerado como parte integrante dela, constitui pois o valor mais subjetivo dado à geodiversidade.

O Valor Cultural
Fonte da Imagem: Pensaraterra
O valor cultural refere-se à forte interdependência entre o desenvolvimento social, cultural e/ou religioso e o meio físico que o rodeia.
Segundo Gray (2004) , quando um determinado aspeto geológico é explicado pela população com base em justificações transcendentais, sugere o termo geomitologia.


 

Valor Estético 
Assim como a atribuição do valor intrínseco à geodiversidade, o valor estético é também uma atitude subjetiva e de difícil quantificação.

A dificuldade está em decidir qual das paisagens é mais bela. Pois grande parte do encantamento das pessoas no contacto com a natureza está associada às paisagens naturais, aonde os aspetos geológicos estão presentes.
Valor Economico 
Quando falamos no valor econômico da geodiversidade associamos a algo mais objetivo, pois estamos habituados a atribuir um valor econômico a praticamente todos os bens e serviços.

Como exemplos: a exploração de petróleo, carvão e gás natural são essenciais para a produção de combustíveis; a exploração de minerais radioativos, como o urânio, que são usados como combustíveis em centrais nucleares, o aproveitamento do calor interno da terra, a construção de barragens para aproveitamento hidroelétrico, o aproveitamento da energia das marés e das ondas.
Valor Funcional 
Gray (2004) introduziu o conceito de valor funcional, reconhecendo que se trata de uma ideia normalmente não aplicável à conservação da Natureza.
  • O valor da geodiversidade “in situ”, de caráter utilitário para o homem, refere-se à valorização da geodiversidade que se mantém no local de original;
  • O valor da geodiversidade enquanto substrato para a sustentação dos sistemas físicos e ecológicos na superfície terrestre, refere-se à interdependência de algumas populações ou espécies num determinado local, a sua implantação e desenvolvimento.



Valor científico e educativo
O valor científico e educativo é reconhecidamente um valor abrangente, tanto para a investigação científica, como para o domínio das ciências da terra e da natureza. Relativamente a atividades educativas e de campo são primordiais o contacto com a natureza.
Fonte de Imagens: Pensaraterra

Referencias Bibliográficas:
Brilha, José. (2005).”Patrimônio Geológico e Geo conservação: A conservação da Natureza na sua vertente Geológica”.

Sem comentários:

Enviar um comentário