A Natureza

.
A Natureza deve ser considerada como um todo, integrando toda a sua biogeodiversidade.
É através desta união harmoniosa donde a força e a energia são emanadas e que permitem compor a mais bela sinfonia universal.
Todas as criaturas deveriam estar presentes e acompanhar de forma equilibrada a sua evolução e progresso.
O homem como ser mais inteligente, deverá reflectir em seus actos para sua protecção, preservação e conservação.
Ana Paula Oliveira

Década da BioDiversidade - 2011 / 2020 - Vivendo em harmonia com a natureza

Qual o valor da Biodiversidade?

Qual é o valor da Biodiversidade?
A biodiversidade constituiu toda a riqueza viva do nosso mundo natural. O seu valor é absolutamente admirável e infinito. A espécie Humana depende da biodiversidade para a sua sobrevivência. E a biodiversidade caracteriza-se pela diversidade genética, de espécies e dos ecossistemas.

Segundo o artigo 2º da Convenção sobre a Biodiversidade, esta significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo todos os ecossistemas e os complexos ecológicos de que fazem parte. Assim a Biodiversidade inclui a totalidade dos recursos vivos, dos recursos genéticos e dos seus componentes.
x
x

Nas diversas abordagens sobre biodiversidade:
Os biólogos compreendem a biodiversidade como a diversidade de genes e organismos. Estudam processos como a mutação e troca de genes na dinâmica do genoma, que ocorre a nível do DNA, e ainda a sua evolução;
Os botânicos compreendem a biodiversidade não apenas pela diversidade das populações de organismos e espécies, mas também pela forma como estes organismos funcionam, surgem e desaparecem. Algumas espécies desenvolvem organização social, adaptativa, estratégias de reprodução e evolutivas;
Os ecólogos entendem a biodiversidade pelas interações entre as espécies, no seu biótipo. Compreendem que os ecossistemas são constituídos pelos organismos e que estes funcionam como um todo, interagindo uns com os outros, mas também com a parte abiótica, que corresponde ao ar, solo, agua e todos os componentes.
Assim num mundo regido por interesses económicos, a biodiversidade, prende-se com a quantificação económica dos seus bens e serviços prestados, mas a riqueza que a natureza nos fornece não tem preço!
Que preços podemos pagar por uma bela paisagem natural, simplesmente não tem preço, mas o seu valor mede-se pelo nosso respeito, admiração, dedicação, sensibilidade, afeição e porque não dizer Amor que lhe dedicamos.
Quantos gestos encontramos escondidos de amor da natureza para com a espécie humana? Muitos, começa pelo ar que respiramos, pela calmaria que uma paisagem nos fornece, que preço tem? Não tem preço!
Ana Paula Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário