A Natureza

.
A Natureza deve ser considerada como um todo, integrando toda a sua biogeodiversidade.
É através desta união harmoniosa donde a força e a energia são emanadas e que permitem compor a mais bela sinfonia universal.
Todas as criaturas deveriam estar presentes e acompanhar de forma equilibrada a sua evolução e progresso.
O homem como ser mais inteligente, deverá reflectir em seus actos para sua protecção, preservação e conservação.
Ana Paula Oliveira

Década da BioDiversidade - 2011 / 2020 - Vivendo em harmonia com a natureza

O Planeta Terra é um ser vivo - Por Ana Paula Oliveira

A Natureza, dentro do contexto global, faz-se representar por todos os fenômenos e leis que a envolvem – Leis Naturais e Universais -  Entre elas as interações existentes tanto no micro como no macro cosmos.

Toda a natureza é uma harmonia divina, sinfonia maravilhosa que convida todas as criaturas a que acompanhem a sua evolução e progresso” Tsai Chih Chung

O planeta Terra, uma parte dessa imensa e infinita Natureza, um dos teares cósmicos existentes no Universo, que envolvido pelos seus movimentos harmoniosos e equilibrados permitiu a existência e a evolução da vida, entre suas maravilhas, está o aparecimento do homem.

Pelos milênios e na sua constante evolução, diversidade e complexidade, a vida, faz-se representar por tudo quanto existe neste mundo terreno e de extrema beleza e esplendor.

No Planeta Terra o meio ambiente é composto por um conjunto de forças e condições que envolvem e influenciam todos os seres vivos, que habitam nele. Existem duas componentes fundamentais: Abiótica e Biótica.

A parte que corresponde a Abiótica inclui factores como o solo, água, atmosfera (pressão, temperatura) e radiações (sol, luz e calor).

A parte Biótica representa todas as espécies de plantas e animais existentes num ecossistema.

As duas partes terão que relacionarem-se de forma balanceada, integrada e adaptável, permitindo assim que o sistema sobreviva.

A partir da industrialização, a população mundial aumentou muito e o consumo dos recursos naturais, baseado na produção excessiva, no consumismo e na exploração desmedida da natureza tem produzido um agravamento deste quadro e faz aumentar a ameaça dum colapso.

O aumento da temperatura a nível global tem provocado um significativo perigo para a vida das pessoas, para a biodiversidade e para o planeta. Principalmente no pólo norte, que se encontra em degelo, os calotes, também conhecidas como calotas polares tem vindo a derreter devido ao aumento da temperatura global, algumas espécies poderão vir a desaparecer, como exemplo os ursos e pinguins….

Estas mudanças de temperatura irão provocar e afetar alterações em todo o planeta e em todos os ecossistemas. Entre as mais graves será o aumento do nível das águas do mar, e o seu aquecimento, provocando tempestades e mudanças no clima.

Tudo indica que o processo irá acelerar se não travarmos as emissões atmosféricas causadoras de poluição.
O Planeta Terra é um Sistema fechado, pelo que não basta afastar a poluição, sendo antes necessário evita-la ou elimina-la.

Consciencializar o mundo de que nosso Planeta é um Ser Vivo, que alberga uma diversidade imensa de criaturas é tarefa primordial para um viver equilibrado e harmonioso.

Cada um de nós tem o dever de cooperar ativamente numa educação para um desenvolvimento sustentável, preservação das espécies e dos recursos naturais.
Racionalizar o uso e o consumo e minimizar os desperdícios é base para o desenvolvimento sustentável e para isso a participação da cidadania é fundamental, focando a valorização da natureza, justiça social e qualidade de vida.

“Cada dia a Natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome“ Mahatma Gandhi

Todos nós em nosso pequeno núcleo podemos contribuir, basta economizar água e luz, depois, nosso lixo pode ser reciclado. Existem contentores específicos para cada um deles. Papel, cartão, … que já não usa, colocar no contentor respectivo, o recipiente de plástico ou metálico que quer descartar, coloca no contentor próprio e as garrafas de vidro no recipiente do vidro.

“A Natureza usa o mínimo possível de tudo” Johames Kaples

Este é um pequeno gesto que pode contribuir pelo menos para diminuir a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera, porque menos lixo é queimado no incinerador e também evitamos usar recursos naturais, fazendo a reciclagem e valorizando os materiais.

Existem também empresas e instituições que fazem a reciclagem de grande parte dos materiais usados: alumínio, papel e papelão, cartão, borracha, metais, óleos usados, pilhas e acumuladores, plásticos, têxteis, tinteiros e recarregáveis de impressoras e fotocopiadoras, vidro, pneumáticos … todos estes materiais através de técnicas e processos químicos podem sofrer transformação e produzir outros ou serem reutilizados ou reciclados.

Portanto uma parte de nossa participação irá consistir na separação do lixo e coloca-lo nos devidos lugares para assim melhorar os processos e desta forma contribuir para a limpeza do planeta, do meio ambiente, da preservação das espécies e também ser veículo para uma melhor harmonização e valorização da natureza.

“Nada se consegue de bom, vivendo erradamente” Luíz de Mattos 

Devemos amar a natureza, não seremos meio de perturbação mas contributo para a sua evolução construção e proteção. Evitar tudo quanto seja a sua destruição e a sua exploração desmedida. E apenas usufruir racionalmente de sua graça e extrema beleza.

Sem a natureza não existíamos, nascemos dela como um filho nasce duma mãe.

E por isso o nosso amor deveria ser semelhante, lutar até morrer pela sua conservação, para garantir a perpetuação da vida.

O Planeta Terra é um ser vivo - Por Ana Paula Oliveira

Poderá gostar de conhecer:
 Modalidades mediúnicas – Por Luiz de Mattos

Sem comentários:

Enviar um comentário