A Natureza

.
A Natureza deve ser considerada como um todo, integrando toda a sua biogeodiversidade.
É através desta união harmoniosa donde a força e a energia são emanadas e que permitem compor a mais bela sinfonia universal.
Todas as criaturas deveriam estar presentes e acompanhar de forma equilibrada a sua evolução e progresso.
O homem como ser mais inteligente, deverá reflectir em seus actos para sua protecção, preservação e conservação.
Ana Paula Oliveira

Década da BioDiversidade - 2011 / 2020 - Vivendo em harmonia com a natureza

A Terra perdeu mais de metade da fauna selvagem que existia há 40 anos

Sob o título "Espécies e Espaços, Pessoas e Lugares", o relatório - a décima edição deste estudo bienal - recolhe as pesquisas realizadas sobre o destino de 10 mil espécies de vertebrados de 1970 a 2010.

O Índice Planeta Vivo para a região neotropical - que coincide com o território da América Latina - mostra um dramático e contínuo declive das populações de fauna selvagem, com uma perda média de 83% das espécies desde 1970. 

"Esta é a queda regional mais profunda, e destaca a intensa pressão à qual estão submetidas as espécies tropicais da América Latina", declarou à Agência Efe Richard McLellan.



O especialista do Fundo atribuiu este declive a uma série de razões, que incluem "as ameaças típicas", como a exploração das espécies, a degradação da terra e da água, a perda de habitats e a mudança climática.

A pesca e a caça são ameaças "significativas", assinala o relatório, enquanto a mudança climática está se transformando em "crescente preocupação", com as primeiras constatações de que "a mudança climática já é responsável pela extinção de algumas espécies".

Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário