A Natureza

.
A Natureza deve ser considerada como um todo, integrando toda a sua biogeodiversidade.
É através desta união harmoniosa donde a força e a energia são emanadas e que permitem compor a mais bela sinfonia universal.
Todas as criaturas deveriam estar presentes e acompanhar de forma equilibrada a sua evolução e progresso.
O homem como ser mais inteligente, deverá reflectir em seus actos para sua protecção, preservação e conservação.
Ana Paula Oliveira

Década da BioDiversidade - 2011 / 2020 - Vivendo em harmonia com a natureza

Ameaças à Geodiversidade

O aparente aspeto robusto, de resistência e durabilidade das rochas não parece revelar a sua fragilidade, no entanto não existem grandes diferenças quando se fala em ameaças à Geodiversidade relativamente à biodiversidade.
http:// estudante-de-biogeo - 11.blogspot.pt/2009/05/recursos-geologicos-exploracao.html
A geodiversidade encontra-se ameaçada em diversas escalas e em graus distintos.

E a causa do seu estado de degradação está diretamente ligada a subsistência da espécie humana, com os atuais padrões de vida de uma sociedade industrializada, que obriga à utilização da geodiversidade e, em alguns casos, à sua destruição.
 
Exemplos de ameaças à geodiversidade:
 
• Exploração de recursos geológicos
http:// mesozoico. wordpress. com/2009/05/25/caracterizacao-dos-recursos-geologicos-da-pedreira-da-cavada-moleanos/
As atividades de exploração dos recursos minerais conduzem, inevitavelmente, a destruição da geodiversidade. E constituem uma ameaça à geodiversidade em dois níveis.
 
Ao nível da Paisagem, modificando a paisagem natural e ao nível do afloramento consumindo objetos geológicos, como fósseis ou minerais de valor cientifico, pedagógico ou outros.
 
http:// www. oribatejo.pt/2009/11/dinossauro-carnivoro-descoberto-em-ourem/
Contudo seria injusto, não referir um aspeto positivo que a atividade extrativa pode ter em relação a geodiversidade. Abrindo verdadeiras "janelas" para o estudo de inúmeras ocorrências geológicas relevantes, como foi o caso das pegadas de dinossauros em Ourém/ Torres Novas, que só foi possível descobrir, devido à exploração de uma pedreira de calcário.
 
Desenvolvimento de obras e estruturas
http:// pensaraterra. blogspot.pt/2007/02/barragem-do-alqueva-benefcios-vs-ameaas.html
Praticamente todas as obras induzem impactes negativos sobre a geodiversidade. É importante projetar essas obras de forma a minimizar esses impactes. Desde a construção de estradas, barragens, edifícios, todas estas intervenções podem constituir ameaças à geodiversidade.
 
• Gestão das bacias hidrográficas
 
Algumas Bacias hidrográficas foram sujeitas a enormes intervenções no sentido de regularização de caudais e prevenção de cheias, através da construção de barragens, diques, canais que alteraram o percurso da água, interferindo grandemente na biogeodiversidade. Porém estas alterações são discutíveis visto que as águas voltaram a invadir esses mesmos locais. Caso da Bacia do Rio Mondego.
 
• Florestação, desflorestação e agricultura
 
O crescimento da vegetação esconde as características geológicas de uma região contudo a sua desflorestação promove a erosão dos solos e consequentemente a geodiversidade local. O mesmo se pode dizer da prática da agricultura, não a tradicional mas a industrializada, que através de maquinaria pesada e ao uso intensivo de adubos leva à deterioração tanto dos solos como também das águas superficiais e subterrâneas.
 
• Atividades militares
http:// desastresaereosnews. blogspot.pt/2010/08/saiba-mais-o-3-batalhao-de-aviacao-do.html
As atividades militares, quer de treino, quer no âmbito de ações bélicas também contribuem para a degradação tanto do biodiversidade como da geodiversidade local, produzindo impactes negativo nos solos e aguas superficiais e subterrâneas.
 
Atividades recreativas e turísticas
 O crescente aumento das atividades recreativas e turísticas, em especial as que se desenvolvem em ambientes naturais, colocam tanto a geodiversidade como a biodiversidade sob grande pressão, fragilizando estruturas, pelo modo como são usadas no recreio.
 
Colheita de amostras geológicas para fins não científicos

                       http:// cursos. unipampa.edu.br/cursos/geologia/
Esta atividade tem sido responsável pela delapidação do património natural que a todos pertence.
 
Iliteracia cultural
 
A maior parte dos problemas resulta da falta de conhecimento na área, existe necessidade de formação contínua dos técnicos e de informação ao publico.
 
Referencias Bibliográficas:
Brilha, José. (2005).”Património Geológico e Geoconservação: A conservação da Natureza na sua vertente Geológica”

1 comentário: