A Natureza

.
A Natureza deve ser considerada como um todo, integrando toda a sua biogeodiversidade.
É através desta união harmoniosa donde a força e a energia são emanadas e que permitem compor a mais bela sinfonia universal.
Todas as criaturas deveriam estar presentes e acompanhar de forma equilibrada a sua evolução e progresso.
O homem como ser mais inteligente, deverá reflectir em seus actos para sua protecção, preservação e conservação.
Ana Paula Oliveira

Década da BioDiversidade - 2011 / 2020 - Vivendo em harmonia com a natureza

Eucalipto "Rainbow" - A Árvore das Mil Cores

À primeira vista, pode parecer que a árvore que ilustra este artigo tenha sido alvo de alguns grafiteiros.

Nada está mais longe da realidade, porque a cor variada, que olha seu tronco é totalmente natural.

Esta curiosa árvore pertence à espécie "Eucalyptus deglupta".

Sua característica mais marcante é precisamente a coloração vistosa do seu tronco, que o levou a ganhar o apelido de "Raimbow-Eucalyptus", ou o Eucalipito Arco Íris.

O aspecto marcante destas plantas ocorre devido à forma como muda a sua casca, que são eliminadas em etapas ao longo do ano nas diferentes estações do ano, mostrando a casca interna brilhante-verde. Isso, então, escurece e amadurece para dar tons de azul, roxo, laranja, rosa e ocre.

O nome da espécie "deglupta" deriva de uma palavra latina que descreve o processo de mudança em função da separação da casca. 

Esta árvore “arco-íris” é uma árvore nativa do sul das Filipinas, Indonésia e Nova Guiné, e uma das únicas espécies de eucalipto da Austrália. 

Hoje em dia, podem ser encontradas em várias regiões tropicais, por exemplo em Porto Rico, devido crescerem muito rápido em terra ensolarada, úmida e de boa drenagem.

Em condições ideais, podem crescer até três metros em um ano. 

Agora, esta árvore é cultivada amplamente em todo o mundo, principalmente para celulose usados ​​na fabricação de papel.

Esta árvore com suas cores marcantes e natural, faz com que seja uma árvore também cultivada para fins ornamentais, muito apreciada em jardinagem, devido à listras multi-coloridas muito vistosas que cobrem o tronco e, muito provavelmente a árvore perfeita de qualquer habitante de uma “Floresta Encantada”.

A manchas da casca exterior são eliminados anualmente em diferentes épocas, mostrando a casca interna brilhante-verde. Isso, então, escurece e amadurece para dar tons de azul, roxo, laranja e marrom, em seguida.


A árvore de eucalipto Arco-íris deixa o mundo mais colorido e com certeza parece ter saída de qualquer cenário infantil da Walt Disney.










3 comentários:

  1. esse eucalipto rainbow é muito lindo, fiquei encantado pois sou admirador das arvores e principalmente das exóticas , mas com conseguir uma muda dela?meu e-mail é kilimanjarocarlos@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Concordo , eu tambem gostaria se for possivel uma Muda**

    cantacondor111@gmail.com.
    Obrigado..

    ResponderEliminar
  3. Pocha vida .eserci a profusão de .viveirista ou formador de mudas.mas como está árvore de
    Eucalipito arco íris eu jamais vou esquecer .alem de ser uma planta ornamental e comercial pr celulose ela é encantadora

    ResponderEliminar