A Natureza

.
A Natureza deve ser considerada como um todo, integrando toda a sua biogeodiversidade.
É através desta união harmoniosa donde a força e a energia são emanadas e que permitem compor a mais bela sinfonia universal.
Todas as criaturas deveriam estar presentes e acompanhar de forma equilibrada a sua evolução e progresso.
O homem como ser mais inteligente, deverá reflectir em seus actos para sua protecção, preservação e conservação.
Ana Paula Oliveira

Década da BioDiversidade - 2011 / 2020 - Vivendo em harmonia com a natureza

Migração de carangueijos - Ilha Christmas - Austrália

A anual e impressionante migração de caranguejos vermelhos.


A cada ano, milhões de caranguejos vermelhos brilhantes deixam suas tocas na Ilha Christmas, na Austrália, e começam uma caminhada longa e trabalhosa para o mar.



Eles descem falésias, sobem os bancos e manobram em torno de obstáculos para chegar ao litoral.

Então colocam seus ovos, depois retornam ao planalto central da ilha com seus filhos a reboque.

A migração sincronizada se assemelha a um rio ondulante cor de carmim em toda a ilha e pode durar até 18 dias.


O evento geralmente acontece em novembro ou dezembro (os caranguejos só irão passar quando estiver chovendo) e coincide com o giro da maré alta e com a chegada da lua minguante.

.
As ilhas Christmas foram descobertas em 25 dezembro de 1643, é apenas um ponto de terra no Oceano Índico.

Porém, este espetáculo anual da migração do caranguejo vermelho, coincide com o início da estação chuvosa, considerado uma das maravilhas do mundo natural, é tão grande que pode ser visto a partir do ar. 


Numa viajem de 5 kms, a migração começa a partir de sua toca na floresta tropical, através da paisagem perigosa para o oceano para acasalar. O parque oferece o ecossistema florestal perfeito para a Ilha Christmas do caranguejo vermelho. 


.
Os caranguejos vermelhos esperam pela estação das chuvas que vem em novembro ou dezembro para iniciar o seu percurso migratório da floresta para a costa. O tempo deve ser preciso porque a sequência de criação também está ligada às fases da lua. 

Embora os caranguejos vermelhos vivem no interior, eles exigem um certo nível de umidade em suas guelras para sobreviver. Sua jornada de 5 kms, é preenchido com muitos obstáculos. O risco de desidratação, predadores, e tráfego de automóveis, pode interromper a migração para muitos caranguejos.

.
No entanto, moradores na Ilha Christmas construíram cercas e túneis para encurralar os caranguejos e ajudar afunila-los com segurança sob as estradas para os seus destinos finais criadouros nas costas. Após o acasalamento, os machos retornão para suas casas originais da floresta, enquanto as fêmeas permanecem por várias semanas para desovar. 


É sabido que uma grande porcentagem de sua prole não vai sobreviver. As condições do mar, predadores do oceano, como raias e tubarões-baleia enormes e a possível falta de chuvas afetarão as chances de que a larva vai sobreviver. No entanto, as chances são de dois anos de sucesso, em cada dez para manter suas populações saudáveis.


Sem comentários:

Enviar um comentário